• Lições de uma mudança

    Ontem mudamos de casa em 5 horas e algumas coisas tornaram esse processo bem menos difícil:

    1. Eu e a Raissa organizamos todas as caixas
    2. Durante o empacotamento, separamos muitas coisas para serem doadas ou jogadas fora
    3. Começamos a organizar a mudança com 3 semanas de antecedência
    4. Todas as caixas foram numeradas e nomeadas
    5. Escrevemos do lado de fora de cada caixa o local em que seria descarregada na casa nova
    6. Contratamos uma empresa de mudança e não uma empresa de transportes
    7. Nos dias anteriores começamos a transportar os itens delicados e preciosos
    8. Aprendemos a conviver com o não ideal. Tudo poderia ser feito de uma maneira melhor, mas no calor do momento aceitamos do jeito que dá para ser feito.

    E você, tem alguma coisa para adicionar nessa lista?

    Agora estou de volta, pretendo voltar a te escrever com frequência. Até amanhã 🙂


  • Uma lição de marketing

    Uma lição de marketing que minha avó me ensinou.

    Quando minha avó preparava bolo, ela deixava o pote da batedeira para a gente limpar o resto de massa crua com os dedos.

    Na época eu achava que era impossível limpar todo o pote com uma espátula para o preparo do bolo. Então esse restinho delicioso seria desperdiçado.

    Agora, olhando para trás, entendo que na verdade ela deixava de propósito uma porção sobrando dentro do pote. Ela deliberadamente reduzia o aproveitamento da massa para satisfazer a vontade dos netos. E a parte mais importante era fazer isso de um jeito que não parecesse que estava fazendo intencionalmente, se não perderia toda a graça.

    Existem as coisas que você faz para o seu cliente e ele percebe que você as está fazendo. No caso da história, eu sabia que estava ganhando um bolo caseiro. No mercado imobiliário, pode ser que você ofereça um desconto, um jantar, um brinde. Esses atos explícitos são importantes. Nós valorizamos presentes.

    Mas também existem os atos implícitos. Aquilo que está escondido e você sabe que faz a diferença. Por exemplo, você pode decidir contratar uma empresa para roçar as áreas comuns do loteamento e pedir para aproveitar e cortar o capim de todos os lotes.

    Essa ação pode ser lida como “ah, mas a empresa já tava aí mesmo, foi mais fácil para ele”.

    As pessoas podem interpretar os seus atos da maneira como quiserem. Você tem pouco controle (ou nenhum controle) sobre isso. Isso não significa que esses atos implícitos não sejam importantes.

    Cuidar bem do canteiro de obras, fornecer equipamentos de segurança para a equipe, preparar a calçada em frente ao empreendimento, são ações que não serão vistas como intencionais no processo comercial. Mas irão contribuir para as vendas.

    Ao ganhar um bolo, o bolo como resultado final deveria ser o mais importante. Mas a gente não é racional dessa maneira. O nosso cérebro funciona de um jeito diferente.

    O bolo é importante, mas também é importante saber se o bolo foi feito em casa ou comprado, é importante ter o direito de ficar com as sobras de massa crua, é importante “ajudar” a preparar a cobertura.

    O seu produto imobiliário é de fato o item mais importante do empreendimento. Mas a maneira como ele foi produzido também é importante. Dê valor a esses pequenos passos.


  • Esse é o nome mais comum do mundo

    O nome mais comum do mundo é Muhammad (e suas variações). Isso significa que se você quer aumentar as suas chances de adivinhar corretamente o nome de um desconhecido o seu primeiro chute deveria ser Muhammad.

    Claro que essa estratégia dará errado. O nome mais comum do mundo não é o nome mais comum do Brasil. Aqui os nomes mais comuns são Maria e José.

    Existe um método matemático complexo para quantificar as chances de aceitar o chute do nome de uma pessoa. Mas o meu ponto aqui é outro.

    Quero mostrar que um resultado é observável pode não ser reproduzível em todos os casos.

    Então olhar para o que os pares do mercado imobiliário estão fazendo, o tipo de empreendimento que estão vendendo, o valor que estão cobrando, pode ser uma referência ruim para o seu negócio.

    O mercado imobiliário no Brasil é gigantesco. Nós temos proporções continentais. Ao longo da minha jornada como professor e consultor, viajei para muitas regiões e conversei com vários empreendedores. É incrível como a realidade é diferente em cada lugar.

    É como se o nome mais comum de um estado fosse Muhammad, e o nome mais comum de outro estado fosse João.

    Mas essa diferença acontece também em menores proporções dentro dos estados, variando para cada município.

    Isso significa que não dá para simplesmente transportar o que você faz para todos os lugares.

    Você precisa aprender a analisar o mercado, criar ideias novas e testar essas ideias na viabilidade financeira.

    Eu abri as inscrições para o Curso Online de Viabilidade Financeira. Esse curso é a gravação da turma presencial que aconteceu no dia 26/10. Ao adquirir o curso você terá acesso às aulas, apostila e planilhas de viabilidade.

    Com esses conhecimentos as suas análises serão mais assertivas e você não tentará chutar o nome de uma pessoa usando a lista de nomes mais comuns no mundo.