Uma lição de marketing que minha avó me ensinou.
Quando minha avó preparava bolo, ela deixava o pote da batedeira para a gente limpar o resto de massa crua com os dedos.
Na época eu achava que era impossível limpar todo o pote com uma espátula para o preparo do bolo. Então esse restinho delicioso seria desperdiçado.
Agora, olhando para trás, entendo que na verdade ela deixava de propósito uma porção sobrando dentro do pote. Ela deliberadamente reduzia o aproveitamento da massa para satisfazer a vontade dos netos. E a parte mais importante era fazer isso de um jeito que não parecesse que estava fazendo intencionalmente, se não perderia toda a graça.
Existem as coisas que você faz para o seu cliente e ele percebe que você as está fazendo. No caso da história, eu sabia que estava ganhando um bolo caseiro. No mercado imobiliário, pode ser que você ofereça um desconto, um jantar, um brinde. Esses atos explícitos são importantes. Nós valorizamos presentes.
Mas também existem os atos implícitos. Aquilo que está escondido e você sabe que faz a diferença. Por exemplo, você pode decidir contratar uma empresa para roçar as áreas comuns do loteamento e pedir para aproveitar e cortar o capim de todos os lotes.
Essa ação pode ser lida como “ah, mas a empresa já tava aí mesmo, foi mais fácil para ele”.
As pessoas podem interpretar os seus atos da maneira como quiserem. Você tem pouco controle (ou nenhum controle) sobre isso. Isso não significa que esses atos implícitos não sejam importantes.
Cuidar bem do canteiro de obras, fornecer equipamentos de segurança para a equipe, preparar a calçada em frente ao empreendimento, são ações que não serão vistas como intencionais no processo comercial. Mas irão contribuir para as vendas.
Ao ganhar um bolo, o bolo como resultado final deveria ser o mais importante. Mas a gente não é racional dessa maneira. O nosso cérebro funciona de um jeito diferente.
O bolo é importante, mas também é importante saber se o bolo foi feito em casa ou comprado, é importante ter o direito de ficar com as sobras de massa crua, é importante “ajudar” a preparar a cobertura.
O seu produto imobiliário é de fato o item mais importante do empreendimento. Mas a maneira como ele foi produzido também é importante. Dê valor a esses pequenos passos.