Os ativos de uma empresa podem ser divididos em 2 categorias:
- Ativos geradores de caixa
- Ativos em investimento
Vou explicar cada um e mostrar que a distribuição deles depende da fase de maturidade do seu negócio.
1. Ativos geradores de caixa
Isso aqui é o que a sua empresa faz de melhor no mercado. Um exemplo clássico é o Office para a Microsoft. É um produto já consolidado que o mercado já conhece e confia. Concorda que ninguém precisa de marketing para querer comprar o Excel?
Após longos investimentos a empresa consegue consolidar seus ativos nessa categoria. Eles já conseguem meio que trabalhar sozinhos para ajudar a produção de caixa.
No mercado imobiliário, eles podem ser representados por imóveis que já foram lançados e estão em fase de obra ou então os imóveis concluídos destinados para locação.
2. Ativos em investimento
Esses são os ativos que necessitam de trabalho para se transformarem em dinheiro. No mercado imobiliário fazemos negócios em terrenos que ainda terão o seu valor multiplicado por meio no nosso empreendimento.
Uma área de um loteamento vale relativamente pouco antes do loteamento, uma área de um prédio vale apenas uma fração do que valerá no futuro.
Esse é o seu estoque para transformação em ativos geradores de caixa.
Quanto mais jovem for seu negócio, mais ativos em investimento deverá ter. Não faz sentido buscar uma grande carteira de locação se você está nos primeiros anos do mercado imobiliário. O foco no início deve ser a expansão.
Isso acontece por meio da criação de novos negócios.
Os ativos geradores de caixa são destinados para empresas consolidadas. Essas empresas tem a liberdade de querer crescer pouco a cada ano. Elas podem tomar pouco risco.
Quer continuar essa discussão? No dia 7 de dezembro vai acontecer uma turma do Curso de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários.
O curso é dividido basicamente em 3 fases: conceitual (esse tipo de discussão), teórica (entendendo a matemática financeira) e prática (analisando viabilidades).
Será uma turma pequena. Espero te encontrar lá.