• Decisões por paixão

    Na nossa vida pessoal temos plena liberdade de tomar decisões segundo nossas paixões.

    Fazemos coisas que gostamos pelo único motivo de respeitar a nossa vontade. Podemos escolher um esporte caro, perseguir algum objetivo acadêmico, aprender uma habilidade sem valor.

    Agora nas nossas empresas não deveríamos ter essa liberdade.

    Uma empresa deveria ser o templo das decisões racionais.

    Toda empresa existe somente por um motivo: o lucro.

    E o lucro deve ser o guia para todas as decisões (no Curso de Viabilidade vou discutir se “geração de caixa” também deveria ser um guia para decisões).

    O lucro é o sinalizador máximo de utilidade dentro da nossa economia. Ele mostra se sua decisão lá atrás foi certa ou errada. Ele é a síntese dos seus esforços.

    Estou dizendo que uma decisão pode ser motivada por 2 grandes guias: paixão ou lucro.

    Se você trabalha no mercado imobiliário por paixão, meu conselho para você é siga o que você está fazendo. Quem sou eu para questionar o seu jeito de viver. Cada um faz o que quer.

    Mas se você está aqui em busca de maximização de lucros, então precisamos ter uma conversa séria sobre o modo como você toma suas decisões de investimento.

    Na minha visão o oposto de paixão é razão. E existe um método racional para a tomada de decisão de investimentos. O nome desse método é Viabilidade Financeira.

    A viabilidade financeira é no final das contas um teste. Se sua ideia for boa o resultado será positivo, se a ideia se provar inviável, o resultado será negativo.

    Aqui não cabe paixão.

    A viabilidade te ensina desapego. E eu acredito que é melhor se desapegar na viabilidade do que com a obra concluída.

    No dia 26 de outubro irei me encontrar com um seleto grupo de empreendedores do mercado imobiliário para conversar sobre viabilidade financeira.

    Essa aula será em São Paulo.

    Espero que você participe.


  • Tudo é importante para uma decisão

    A taxa SELIC é importante para seu empreendimento.

    A inflação é importante para seu empreendimento.

    A cotação do dólar é importante para seu empreendimento.

    O preço do petróleo é importante para seu empreendimento.

    Essas são variáveis econômicas que mostram o que está acontecendo no país e no mundo. O seu dinheiro não está limitado a ser investido em um negócio imobiliário.

    Existem zilhões de alternativas. Inclusive uma muito boa: fazer nada.

    É possível ser remunerado para apenas emprestar dinheiro para o governo federal. E atualmente você será bem remunerado.

    As alternativas de investimento serão lançadas como um custo financeiro do seu empreendimento.

    Você poderia não empreender e então investir naquele lugar. Ao não investir lá, você precisa ganhar pelo menos aquilo aqui.

    Faz sentido?

    Esse é o conceito de custo de oportunidade. Nós empreendimentos de fluxo longo (loteamentos e locações) essa é a principal despesa do fluxo de caixa.

    Se você faz uma viabilidade sem levar em consideração o custo de oportunidade, sua viabilidade está completamente errada.

    No dia 26 de outubro vou ensinar como analisar a viabilidade de um empreendimento imobiliário.

    Será uma turma presencial em São Paulo.

    Espero que você participe.


  • Sempre foi sorte

    O sucesso acontece na maioria das vezes por causa da sorte.

    Você pode receber a oferta de uma área que estava abaixo do preço de mercado.

    Você pode achar uma região que há anos não recebia um lançamento imobiliário.

    Você pode lançar um produto que de repente todo mundo quer comprar (exemplo: multipropriedade imobiliária)

    Gostamos de assumir que nós estamos 100% no controle do nosso caminho. Dizemos que unicamente o nosso esforço produziu os resultados que esperávamos. Ou melhor, dizemos que desde o início já sabíamos o que iríamos alcançar.

    Isso não é verdade.

    A aleatoriedade e a sorte tem um grande poder de definir os nossos caminhos.

    A minha função é me expor à sorte. Coisas boas podem acontecer se eu estiver preparado para agir no momento certo.

    Se uma área boa pode aparecer, é melhor que eu saiba como analisar uma área.

    Se uma pessoa pode propor uma parceria imobiliária, é bom que eu saiba detalhes da estruturação de negócios.

    Se um novo mercado pode surgir, eu preciso estar pronto para explicar novas ideias para as pessoas.

    Para se preparar para a sorte, você precisa abandonar a ideia do aprendizado utilitarista. Esse é o tipo de aprendizado que é focado em coisas que serão úteis.

    “para que aprender isso? nunca vou usar na minha vida!!”.

    Provavelmente não vai mesmo, mas e se um dia a sorte bater na sua porta?

    A nossa história é na verdade uma grande preparação para um momento de sorte.

    A questão é se você estará preparado para receber a sorte.