O mercado de educação online é muito doido. A minha impressão é que as bases foram viradas de cabeça para baixo.
Acho que tudo começa com algumas pessoas serem contra o “vendedor de cursos”. Na história sempre tivemos professores e autores. Qual é o problema de vender conhecimento?
Daí saí o segundo ponto que é a ideia “se você soubesse tanto assim, você estaria fazendo e não ensinando”. Esse é um pensamento até razoável, mas continua não sendo muito inteligente. As habilidades para empreender são bem diferentes das habilidades do ensino.
A habilidade de cozinhar bem é diferente da habilidade de dirigir um restaurante que é diferente da habilidade de ensinar pessoas a cozinharem ou ensinar princípios de gestão. Um bom chefe de cozinha não é necessariamente um bom gestor ou um bom professor.
O terceiro problema é querer avaliar quais são os resultados do professor antes de ouvir a sua mensagem. Já me perguntaram “Daniel, onde consigo ver o histórico dos seus empreendimentos?”. Isso não tem relevância para o aprendizado, são as minhas ideias que precisam ser colocadas à prova.
A grande maioria dos meus alunos tem resultados bem mais expressivos do que eu, e isso é completamente natural. Isso também acontece nos esportes de alto rendimento. Atletas que são recordistas tem treinadores que não ganharam competições. A habilidade de treinar é diferente da habilidade de competir.
Ao ir atrás de uma pessoa que se encaixe nesses 3 pontos (não vendedor + faz mais que ensina + grandes resultados) você estará sendo iludido por uma camada de beleza que irá agradar a sua mente. Claro que é interessante ouvir o CEO de uma empresa listada na bolsa falando sobre os desafios do mercado imobiliário brasileiro. Mas provavelmente esses não são os seus desafios.
O professor dentro do mercado imobiliário é só mais um degrau na escada do sucesso. É você que está se esforçando para subir essa escada, e lá em cima o sucesso será seu.
Você precisa escolher um professor de acordo com a afinidade de conhecimento. Ouça e avalie o que ele diz. Essas ideias estão alinhadas com os seus princípios? Os valores apresentados são coerentes com os seus valores?
Vou facilitar a sua vida e colocar aqui alguns dos meus princípios:
- O cliente é inteligente e consegue ponderar a relação qualidade x preço
- O produto é o ponto mais importante de todo o empreendimento
- O lucro é importantíssimo, mas não vale a pena correr riscos desnecessários
- Aprovar um empreendimento é fácil, vender é difícil
- Não adianta fazer marketing para inflar a sua imagem artificialmente
- É melhor não se levar tão a sério e ter uma vida mais leve
Espero que você esteja alinhado com esses princípios e que possamos nos encontrar em breve numa turma presencial.
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