Geladeira estragada

Ficamos os últimos 15 dias sem geladeira aqui em casa.

Assim que voltei do Curso de Loteamentos em Curitiba, percebi que a temperatura da geladeira não parecia tão fria quanto era. E as coisas que estavam guardadas no freezer estavam descongelando.

Por sorte, temos um freezer horizontal aqui em casa. Normalmente ele fica cheio de água fria a 5° para imersão.


Então eu drenei essa água e guardei tudo o que consegui salvar no freezer. Uma solução não ideal porque geladeira e freezer tem temperaturas diferentes. Agora tudo seria guardado no mesmo lugar. Optei pelo mais frio, então o que estava na geladeira agora passaria a ser congelado.

Uma solução não ideal.

Chamei um técnico (generalista) para o início daquela semana. Ele fez um rápido diagnóstico e disse que tinha duas hipóteses: ou o motor estragou ou o filtro entupiu.

Se o motor estivesse estragado, era melhor comprar uma nova geladeira. O filtro seria uma manutenção relativamente simples.

Eu pedi para partir para a hipótese mais simples e passamos 2 semanas nessas tentativas. Até que por fim entendi que era melhor contratar um técnico especialista em geladeiras Samsung. Agora essa decisão parece óbvia.

Nos primeiros minutos da visita, o novo técnico apontou qual era a origem do problema e explicou qual seria a solução e passou um orçamento caro.

Não aceitei o preço.

A noite fui numa loja com a Raissa olhar os preços de geladeiras novas e não aceitei os preços também.

Voltei mais humilde da loja. Mandei uma mensagem para o técnico autorizando o serviço. No dia seguinte o serviço foi executado rapidamente e agora a geladeira está funcionando novamente.

Eu nunca tinha reparado na importância da geladeira para o bom funcionamento da minha casa. Nesses dias percebi que é possível viver sem (se você tiver um freezer), mas não é nem um pouco confortável.

Eu aprendi com essa novela:

  1. As coisas dão defeito. Esteja preparado para a manutenção.
  2. Tenha equipamentos redundantes. Eles serão dispensáveis até se tornarem essenciais
  3. Contrate especialistas. Eles sabem qual será a solução
  4. Valorize o que você usa todo dia. Fogão a gás, tomada elétrica, água encanada. Isso tudo é novidade na nossa vida.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *