Do lado de fora


Esses dias eu decidi que queria montar um sistema de automação para o abastecimento de água da minha casa nova. Nós teremos um poço artesiano e também fornecimento da companhia de abastecimento. Eu queria que somente nas quartas-feiras a casa fosse abastecida com a água da rua. Nos outros dias a água seria do poço.

Eu entendo um pouco de programação e um pouco de eletrônica. Bem pouco. Não é o suficiente para montar esse tipo de sistema. Eu poderia ter parado e estudado o assunto até me sentir preparado. Poderia ter comprado um curso sobre eletrônica, assistido a horas de vídeos no Youtube e lido alguns livros de programação.

Ou então eu poderia escolher o caminho de fazer e ir aprendendo ao longo do caminho. Foi isso que eu fiz. Comprei a minha primeira placa de arduino (R$30,00) e fui brincando com as possibilidades.

A partir do que eu aprendi, entendi que vou conseguir montar também o sistema de irrigação da casa. Mas o mais provável é que quando montar tudo vou perceber que ainda não vai funcionar perfeitamente.

Não tem problema, eu aprendo melhor do lado de dentro.


Algumas pessoas querem todas as informações antes de iniciar uma jornada. Outras precisam apenas da direção e ao longo do caminho irão descobrindo as informações relevantes.

Os empreendedores se encaixam na segunda categoria. Nós sabemos que é melhor começar imperfeito e ir resolvendo os problemas do que ficar parado esperando condições perfeitas.

A realidade do mundo se desenrola na medida em que as coisas acontecem. Não é possível prever que tudo pode ser virado de cabeça para baixo. Ninguém planejou que o comércio global seria fechado em 2020. Todos foram pegos de surpresa, inclusive aqueles que investiram energia na criação de um plano estratégico. Não adianta ficar parado no escritório criando planos e projetos para esperar o momento ideal de agir.

Do lado de dentro é mais fácil.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *