Blog Daniel Geraldini

E se der certo?

05 Nov 2025

Imagine que o seu próximo conteúdo vai funcionar. O algorítimo não vai atrapalhar e o seu vídeo será exibido para os seus “clientes ideais”.

Nesse sonho, a pessoa do outro lado da tela que irá ver o seu vídeo está pronta para comprar. Ela tem uma dor e está disposta a comprar uma solução. Então eu te pergunto: o que você irá dizer nesse conteúdo? Qual será o roteiro desse vídeo?

Essa é uma pergunta que deveríamos nos fazer com mais frequência, porque esse cenário pode acontecer a qualquer instante. Os algorítimos das redes sociais são cada vez melhores e é provável que o seu vídeo chegue às pessoas que você precisa. O problema está em disperdiçar a oportunidade de dizer algo interessante.

A resposta comum para esse vídeo que atingirá o seu cliente é falar sobre preço. Por algum motivo nós adoramos a ideia de dizer para os nossos clientes que nossos produtos ou serviços são baratos e por causa disso atrativos. Como se o único motivo de um comprador racional não comprar de nós fosse o nosso preço não ser suficientemente baixo.

Eu não acredito que preços baixos (ou o preço mais baixo) seja um bom motivador de compra. Em geral não compramos as alternativas mais baratas. Na verdade, evitamos os itens mais baratos da categoria porque os associamos automaticamente a qualidade baixa.

Na minha visão, é melhor aproveitar a oportunidade da atenção do seu futuro cliente e apresentar a ele um conteúdo educacional. Isso é um conteúdo que ensine a pessoa a como resolver o problema sem precisar de uma solução externa. Se ela comprar tais itens ou então usar a inteligência artificial de tal maneira, poderá resolver aquilo.

Essa é uma estratégia válida porque assim você ganha o poder da autoridade. Na mente do seu cliente, você se torna uma pessoa que sabe do assunto. Então agora você não está mais naquela competição por preço baixo, nem competindo com um oceano de outros prestadores e fornecedores que vendem exatamente a mesma coisa. Você é uma solução viável.